E é com uma pergunta, a segunda pergunta, que entendemos o que a Nintendo fez já que ela não queria mudar, mas estava num mercado que já não a aceitava mais…
A segunda pergunta: como vender, se o que os consumidores querem tudo aquilo que tu não quer oferecer? Esses tais jogadores hardcore…
A segunda resposta: resgatando antigos e, atualmente, desligados consumidores. Esses tais jogadores casuais…
Não adianta brigar de frente e ver quem tem o videogame com os gráficos mais realistas ou a fonte que esquenta mais e mais rápido, como a Sony e a Microsoft tentaram fazer. Se a Nintendo entrasse nessa onda, só teria um videogame mais caro, porque o diferencial que contaria, realmente, seriam os jogos e essa vantagem, indiscutivelmente, é da Sony.
Então a Nintendo fez um videogame com jogos simples, inovadores e divertidos. Os jogos mais populares são os de ação: pegue uma arma e mate os inimigos. Controles tradicionais são horríveis pra isso. O que você acha de fazer mira apontando pra onde você quer atirar? O Wii tem! O que você acha de brincar de luta de espada (ou sabres de luz? hein?!), brandindo a espada e retalhando inimgos como você fazia com aquela espada de plástico e a sua imaginação, quando era pequeno? O Wii tem! Fora novos tipos de jogos. Quer ser um maestro, mexendo a batuta pra lá e pra cá? O Wii tem!
E aquele som 5.1, fantástico que vai te dar uma “total imersão” de áudio, no jogo? Tanto faz se o Wii tem… A questão, nesse caso é: você tem? E uma TV de Alta Definição? O Wii, depende apenas do Wii, para uma experiência “completa”.
A Nintendo não podia abandonar seus valores, mas também sabia que, sem fazer isso, jamais seria páreo para os jogos exclusivos do Playstation, ou, quem sabe, para o poderio econômico da Microsoft. Então, ao invés de mudar a sua filosofia, resolveu mudar a maneira como os videogames são jogados. Simples, não?
Com todo o respeito as outras empresas: simples sim, mas só para quem tem os gênios que a Nintendo tem.
E é por isso que, hoje a Nintendo é a líder da nova geração. Mas será que vai continuar assim, depois que vierem Metal Gear Solid 4, e Final Fantasy XIII para o Play 3? A maioria dos analístas tem medo de dizer. Nada indica que a Nintendo vá perder a liderança. Mas, depois de perder feio para os dois Playstations, e ficar em baixa por 12 anos, todo mundo continua admirando a Nintendo… Mas acreditar nela, é outra história… Todo mundo pode até torcer, mas se parar pra imaginar, poucos conseguem ver a Nintendo como líder…
Em compensação, na equipe de marketing da Nintendo… Eles vêem muito longe.
4 comentários
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março 25, 2007 às 9:43 pm
Maucir
Muito boa sua análise sobre o Case Wii.
Boa literatura.
abril 5, 2007 às 3:17 pm
Fabio
Boa análise,
Mas você deixou se levar pelo amor outrora alimentado jogando nos consoles da Nintendo.
A Nintendo tinha tudo para ser líder, mas os “gênios” dela desperdiçaram muitas oportunidades.
Por que não lembrar do Nintendo 64, todos os consoles utilizando mídia CD, e ela teimando em lançar os falidos cartuchos. Resultado: lastima.
E o Virtual Boy (quem lembra?) veio com o mesmo conceito do Wii, barato e divertido. Resultado: ninguém lembra!
O GameCube, o Cubo. Mais uma vez a Nintendo não querendo seguir o mercado. Lança um tipo de mídia diferente do CD e do DVD usado no PS2. Resultado: Lixo.
A Nintendo vive hoje graças ao GameBoy e sua novas variações.
Fracassos e mais fracassos, essa é uma realidade de uma empresa que nasceu produzindo arroz instantâneo e quis arriscar a fazer vídeo game.
abril 8, 2007 às 9:41 pm
Resposta ao Fabio « De Caso
[…] Domingo, Abril 8th, 2007 in Filosofias, Marketing E o Fábio comentou na última parte da análise sobre o Wii (clique aqui para ver o post) […]
maio 24, 2007 às 6:08 am
De Caso » Resposta ao Fabio
[…] E o Fábio comentou na última parte da análise sobre o Wii (clique aqui para ver o post) […]